Muitas pessoas que fazem tratamento para o vírus da imunodeficiência adquirida podem apresentar mudanças na distribuição da gordura corporal, e também facial. Esta alteração é causada por alguns dos medicamentos utilizados, e é muito comum em indivíduos que contraíram o HIV.
Quem sofre com a lipodistrofia, acaba acumulando gordura em determinadas regiões e sentindo falta dela em outras, isso se dá por conta da gordura má distribuída pelo corpo. Os que possuem esse problema podem apresentar o rosto emagrecido, perda das bochechas, e, por consequência, perda da jovialidade.
Muitos pacientes deixam de conviver socialmente por sentirem-se discriminados e envergonhados. Além disso,a autoestima é gravemente afetada, pois esse problema acaba afetando também o psicológico, pois o corpo que o indivíduo possuía antes de contrair o HIV pode ser quase que totalmente modificado por conta dessa condição.
Outros pacientes podem ter perda de gordura corporal (lipodistrofia corporal), como em nádegas (bumbum), pernas, coxas e braços, ou ainda ter gordura acumulada nas costas, abdome, pescoço e mamas. Estas situações são chamadas de lipodistrofia do HIV, e possuem tratamento.
Como funciona o tratamento da lipodistrofia do HIV?
Para o rosto, uma aplicação de preenchimento facial pode ser realizada, ou da gordura do próprio paciente, para devolver o volume que o rosto apresentava.
Para a corporal, as áreas com lipo acúmulo podem ser aspiradas, e a gordura enxertada nas áreas que perderam gordura.
A grande maioria das pessoas que realizam o tratamento com preenchimentos, ou lipoaspiração e lipoescultura, retoma sua auto-estima e o convívio social.
Procure um(a) cirurgião(ã) plástico(a) especialista pela SBCP e com experiência no assunto, para fazer estes procedimentos.
Assim, ,você pode evitar complicações e insatisfação com o resultado final. Somente um profissional capacitado pode realizar a técnica de tratamento para a lipodistrofia causada pelo HIV. Certifique-se de contatar um especialista que possua boas avaliações.
DRA. LARA DE LUCA MACIEL SCHÜLER
Cirurgia Plástica - Florianópolis CRM/SC 14346 | RQE: 7678Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia PlásticaEspecialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia PlásticaMédica habilitada no Reino Unido - GMC 7862060
Atuação: Cirurgia Plástica reparadora e estética, com especial interesse em cirurgia de face, nariz e pálpebras, procedimentos estéticos faciais minimamente invasivos e cirurgia reconstrutiva no tratamento do câncer de pele.
Graduação em Medicina Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Residência Médica em Cirurgia Geral Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre integrada com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Residência Médica em Cirurgia Plástica Hospital Federal de Ipanema – Ministério da Saúde – Rio de Janeiro.